Rain Man Uma Lição de Vida

domingo, 10 de julho de 2011

Dustin Hoffman ganhou o óscar neste magistral filme de 1988 é um filme que fala sobre uma doença muito típica nos EUA autismo. O autismo é mais comum nos Estados Unidos do que se pensava e atinge uma criança a cada 150, revela um estudo realizado pelo governo americano. O filme é uma linda lição de vida para quem assiste, ali muitos sentimentos são colocados em jogo ele não tem grandes efeitos especiais mas tem dois grandes atores (com o tempo passei a achar o Tom Cruise um bom ator risos) e uma historia que é uma lição de vida, tinha tudo para dar certo e marcar época foi o que aconteceu.

No filme Tom Cruise é filho único, que não fala como o pai e não tem mais sua mãe, ele vive apertado com um negócio de agências de carro onde acabara de tomar um golpe. Nessa situação recebe a noticia de que seu pai faleceu, ele então vai para o velório e participa de tudo, mas no fundo tem a esperança do pai ter deixado sua fortuna para ele, quando chega a hora do testamento descobre que o pai não deixou nada de valor para ele mais deixou toda fortuna para uma clinica de doentes mentais, ele revoltado vai a clinica, chegando lá descobre que na verdade ele tem um irmão autista que foi escondido dele todo este tempo e por isso o dinheiro vai para clinica. Num ato de raiva e loucura ele rouba o irmão da clinica para chantagear e pedi em troca parte do dinheiro que o pai deixou.

E ai então começa a grande aventura do filme eles precisam viajar numa jornada para o Tom voltar para sua cidade e é nesta viajem que acontece a mágica do filme, quem conhece a doença sabe que ela tira interação social, pouca comunicação verbal e não verbal, e interesses ou comportamentos repetitivos. Adicionalmente, o autista geralmente têm respostas incomuns a experiências sensoriais, como certos sons e aparência de objetos. Cada um desses sintomas variam em escala de moderados a severos em cada pessoa individualmente e no filme eles são muito bem explorados é claro que com um pouco de exagero de Hollywood como na cena memorável do Dustin contando as cartas no cassino em Vegas. O Tom se apaixona pelo irmão, ele aprende a convier com a doença e quando terminam a jornada são mas do que desconhecidos são dois grandes amigos, irmãos, parceiros que se completam.

Pra terminar a grande lição do filme pra mim é saber que na vida nos vamos ter surpresas e obstáculos mais precisamos aprender a passar por cada um deles com determinação e também saber que algumas situações da vida que nos parecem diferentes ou fora do normal tem muito a ensinar.

Pastor Rodrigo Almeida




Rain Man

Sinopse: Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos.

Ano: 1988

Nome Original: Rain Man

1 comentários:

Tony Regis disse...

gostei do clima do seu blog , que Deus venha sempre lhe usar mais e mais na multiforma de semear a palavra,

Postar um comentário